A Importância do Branding nas Organizações
Em um mundo cada vez mais complexo e globalizado, pessoas e organizações somente evoluem “se fizerem a diferença”, com criatividade, crescimento sustentável e consciência econômica. Dentro desta visão, a LICCI, uma empresa prestadora de serviços empresariais com foco na estratégia de branding, comunicação e negócios de empresas em desenvolvimento, acredita ser fundamental, para vencer em mercados competitivos, um claro entendimento do significado e da importância do branding por todos os colaboradores da organização.
Considerado um tema muito novo no Brasil, o branding ainda caminha como uma atividade isolada, onde poucos colaboradores participam profundamente como “experts” responsáveis pela representatividade e integridade corporativa, e os demais simplesmente assistem aos acontecimentos como espectadores, torcendo por um final feliz. O assunto, além de novo, é bastante complexo e necessita de uma conscientização coletiva, envolvendo toda a organização como se fosse um só indivíduo.
Com base no entendimento onde “branding é uma disciplina que trata da construção de valores e da representação desses valores através de uma marca”, fica explícito que quanto mais transparente e verdadeiro for o relacionamento entre a organização e seus stakeholders, maior será o valor percebido da marca.
Entendemos que branding representa a personalidade da organização. Para facilitar o entendimento, tentaremos aqui associar a personalidade ao branding de uma organização. Define-se a personalidade como “tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos. Portanto, considera-se o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. Em outras palavras, é o modo como o indivíduo interage e reage em relação aos demais e ao ambiente.”
Assim como o indivíduo ao nascer traz consigo um instinto e um temperamento, a empresa define o seu propósito, a sua razão de existir, ou seja, a sua missão. A família é a instituição mais relevante na formação do indivíduo, onde os pais são os agentes de maior importância na criação e servem de referência para o estabelecimento de padrões, sentimentos e atitudes. Na direção corporativa não é diferente: os líderes são responsáveis por conduzir os negócios e orientar seus colaboradores, definindo normas e procedimentos. Todavia, são as suas atitudes que determinam a credibilidade e a confiança.
Surgem então os valores, sejam eles pessoais ou organizacionais; é uma escolha a manifestação de certas preferências por algumas coisas em vez de outras. Geralmente, os valores reportam-se sempre a ações, justificando-as. Ao contrário dos “fatos”, os valores apenas implicam a adesão de grupos restritos. Nem todos possuem os mesmos valores, nem utilizam as coisas da mesma forma.
Na prática, todos esses elementos abordados até aqui, quando interagindo simultaneamente em determinado ambiente, definirão o nível de qualidade, a perspectiva de desenvolvimento, a contribuição social, os objetivos econômicos e financeiros da instituição, ou seja, a formação de uma proposta de valor que permita diferenciá-la das demais marcas. Este conjunto de considerações, quando inserido ao contexto social ou ao ambiente de mercado, recebe estímulos através da expressão de opiniões e de sinais que determinam a real percepção de valor entre as diferentes propostas. Quando falamos em valor de uma organização estamos considerando não somente os seus ativos tangíveis, mas principalmente os intangíveis, onde a marca, mais do que simbolizar uma identidade no mercado, deve expressar o conjunto de valores, características, atitudes e sentimentos, através de um comportamento natural dos colaboradores em todos os momentos de contato com seus diferentes públicos.
Entendemos que branding é a personalidade da empresa e para tanto é fundamental que todos estejam envolvidos para expressar de forma natural a atitude corporativa.
Se você tiver interesse e quiser saber mais sobre a importância de branding, entre em contato com José Licciardi, sócio-diretor da LICCI Assessoria de Marketing Ltda.
licci@licci.com.br
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